(66) 99932-2213

NO AR

Domingão da Cultura

www.culturafmprimavera.com.br

Brasil

POR QUE SELENA GOMEZ FEZ O TRANSPLANTE DE RIM? ENTENDA O QUE É LÚPUS, A DOENÇA DA CANTORA

Publicada em 17/09/17 as 12:56h por Cultura FM 104.9 - 19 visualizações


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Selena Gomez recebeu o órgão de sua melhor amiga, Francia Raísa  (Foto: Cultura FM 104.9)

Selena Gomez sempre foi muito aberta sobre sua condição de saúde. Em 2015, ela revelou ter sido diagnosticada com lúpus e, desde então, se esforça para conscientizar sobre a doença.

Nesta semana, ela comoveu os fãs ao contar que passou por uma cirurgia de transplante de rim devido ao lúpus e recebeu o órgão de sua melhor amiga, Francia Raísa.  

Mas o que é o lúpus? Em conversa com o médico Clay Brites, membro do Departamento de Neurologia da Sociedade Brasileira de Pediatria para entender a doença de Selena Gomez.

Conforme ele explicou, a doença não tem cura e, por isso, pacientes como Selena precisarão de tratamentos e cuidados que durante toda a vida. Ainda assim, o lúpus não impede de ter uma vida "normal". É só tomar os devidos cuidados.

Entenda mais sobre a doença de Selena Gomez e o transplante de rim da cantora:

O que é o lúpus e como ele aparece?

Lúpus é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune, ou seja: o próprio organismo destrói tecidos do corpo e atinge várias regiões. Há 2 tipos principais: o cutâneo (que se manifesta com manchas na pele) e o sistêmico (no qual órgãos internos, como o rim, são atacados). Os sintomas gerais do lúpus são: febre, emagrecimento, perda de apetite, fraqueza e desanimo. A doença pode aparecer em qualquer idade, mas é mais comum em mulheres de 20 a 45 anos.

Como é o tratamento?

A doença não tem cura, assim o tratamento pode durar a vida toda e varia de pessoa para pessoa. Normalmente são indicadas medicações para controlar a inflamação. Em outros casos, a pessoa pode não precisar de nenhuma medicação.

Porque Selena fez o transplante de rim?

O transplante de rim se torna necessário quando o paciente desenvolve ou corre o risco de ter insuficiência renal. No caso de Selena, o estágio do lúpus deveria estar lesionando seriamente a função dos rins.

Quais as dificuldades de quem tem lúpus?

A principal dificuldade é entender e aceitar o diagnóstico para procurar o tratamento adequado e segui-lo corretamente. Evitar exposição ao sol é fundamental. E não esqueça: é possível ter uma vida normal com o lúpus e ter uma carreira com vida afetiva e carreira como qualquer outra pessoa.




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Enquete
Qual dessas Redes Sociais você acessa?

 Instagram
 Youtube
 Facebook
 Twitter







.

LIGUE E PARTICIPE

6634982734

Copyright (c) 2017 - Cultura FM 104.9