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Tarifa da água sofre reajuste de 10,81% em Primavera do Leste (MT)

Publicada em 12/09/17 as 22:18h por Cultura FM 104.9 - 22 visualizações


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 (Foto: Cultura FM 104.9)
O ex-prefeito Getúlio Gonçalves Viana autorizou, na última terça-feira (5), aumento de 11,68% na tarifa de serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, realizado pela empresa Nascentes do Xingú (Águas de Primavera). Porém, a concessionária vai repassar para o consumidor apenas 10,81%, percentual que deve refletir no valor da próxima fatura. Ao todo, o consumidor tem um reajuste de 23,03% em menos de um ano.

De fevereiro a maio deste ano os primaverenses também pagaram um acréscimo de 12,22%, gradativamente, referente ao Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) de 2015/2016. Agora o aumento é indicativo ao IGP-M do período de 2016/2017. No mês de agosto a concessionário Águas de Primavera havia divulgado uma nota informando um decréscimo de 0,78%, o que reduziria R$ 0,02 por metros cúbicos, que passaria de R$ 2,57 para R$ 2,55. De acordo com a assessoria de imprensa da empresa, essa redução não será mais repassada ao consumidor dessa forma, porém será abatida nos 11,68% autorizados pelo ex-gestor, e por isso o aumento será de 10,81%. Agora, o preço do metro cúbico consumido de água tratada em Primavera do Leste passa a custar R$ 2,85.
Sobre os dois reajustes no mesmo ano, conforme o decreto, o acréscimo referente ao período de 2015/2016 não havia sido autorizado, por que o decreto do Poder Legislativo 235/2015 derrubou o reajuste que havia sido autorizado por meio do Decreto do Executivo 1.525. O percentual de 12,22% foi autorizado somente em dezembro de 2016, quando o ex-prefeito Érico Piana decretou o acréscimo no último Diário Oficial de Primavera do Leste (Dioprima) de 2016 e também o último da gestão dele.
A tarifa dos serviços de água e esgoto em Primavera do Leste é reajustada anualmente, de acordo com o IGP-M, conforme estabelecido em Contrato de Concessão.
A concessionária afirma que nos últimos anos, Primavera do Leste deu um salto em qualidade de vida devido aos investimentos para ampliação dos serviços de coleta e tratamento de esgoto. Atualmente, 100% da área urbana é atendida com água tratada e 72% da população tem acesso ao esgotamento sanitário. Estes avanços colocam Primavera do Leste em destaque entre as cidades brasileiras. O município conta com altos Índices de Desenvolvimento Humano e Social (IDH) e já sente a redução de doenças causadas pela falta de saneamento básico. 
Em 2016, o município foi destaque na Revista Exame como uma das melhores cidades para se fazer negócio, que considerou entre outros índices a segurança no abastecimento e o acesso a rede de coleta e tratamento de esgoto.

PORQUE PAGAR CONTA DE ÁGUA?

Conforme a assessoria da Nascentes do Xingu, a água fornecida não é cobrada, mas o procedimento utilizado para realizar o tratamento do produto e a distribuição, para que chegue na casa do consumidor com a maior qualidade possível, conforme as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A mesma explicação foi dada para a coleta e tratamento de esgoto sanitário. A empresa tem gastos para a realização do serviço, por isso existe a cobrança do consumidor. O pagamento possibilita a remuneração do capital investido pela concessionária para prestar o serviço e manter a manutenção com equilíbrio econômico.

Nota da Concessionária na Íntegra

A Águas de Primavera comunica que, conforme publicação do Decreto nº 1.672, a concessionária foi autorizada a aplicar o reajuste de 11,68% sob a Tarifa Referencial de Água (TRA). Este reajuste é referente ao ano de 2015 e aguardava autorização judicial para ser aplicado. Porém, como foi constatado a ocorrência de deflação tarifária no período de 2016 a 2017, o reajuste será menor, no valor de 10,81%. Sendo assim, o valor da tarifa de água no município passa de R$ 2,57 para R$ 2,85 por m³ consumido. Conforme decreto, a medida resguarda o equilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão e garante os
investimentos para as constantes melhorias nos serviços prestados.
Trabalhando sempre em parceria com a comunidade, a Águas de Primavera fica à disposição de todos para sanar quaisquer dúvidas na Central de Atendimento ao Usuário, no endereço Rua Londrina, 249 e no telefone 3498 2221 e celular de plantão 99913 3829.




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